Conte a sua história



Um dos filmes que mais marcaram a minha adolescência foi “ Forrest Gump : o Contador de Histórias” de Robert Zemekis. Ffilme que fez tanto sucesso que foi o maior ganhador do Oscar em 1994. Ele conta a história de Forrest Gump encenado por Tom Hanks que era  um homem simples do Alabama que viaja ao redor do mundo, se encontra com personalides e históricas e influencia sua cultura,  de um banco de ônibus ele conta histórias.  Penso que a história de Forrest marcou a minha história e de todo o mund, o pois de fato somos apaixonados por histórias e por isso as contamos em músicas, vídeos, filmes,novelas,  livros e em rodas de conversas. Creio no que disse Elie Wiesel que “ Deus criou o homem porque adora histórias” Uma história é capaz de mudar a nossa história, e parafraseando Ruth Stotles : Uma história é capaz de   iluminar o nosso relacionamento com os outros, fortalecer nossa compaixão, de transformar o olhar com que contemplamos os nossos semelhantes confirmando a crença de que estamos todos juntos na tarefa de viver  e de alguma maneira trazer colorido a vida. Uma história bem contada pode nos fazer rir, chorar, refletir, mas de alguma maneira nos faz perceber a vida.
Só experimentaremos a Deus na arte de percebê-lo nas histórias e de encontrá-lo em nossa história que precisa ser contada.
É interessante pois Deus é o nosso Grande contador de histórias que entra na história para mudar a nossa história contando a “história”. O  evangelho é essa história poderosa, viva e real que tem o poder de transformar a nossa vida e começar em nós um processo de podermos escrever uma nova história. Por isso em um tempo como esse que vivemos precisamos recuperar aquilo que foi perdido, que é comunicar o evangelho e vivê-lo contando histórias. Contando ao redor das nossas mesas, tomando um café, em frente as nossas casas, no meio dos corredores da vida.
O Antigo Testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus, tradição que era passado de pai para filho e  permeia as histórias da Bíblia que nos chama a viver isso e começar a colorir os nossos dias. Prestando atenção as histórias que ouvimos de pessoas, que envolvem suas lutas, vitórias, lágrimas, derrotas e encontros com Deus.
E o interessante no evangelho é que essa história nos traz uma mensagem de que a nossa história ainda está sendo escrita, não estamos no ponto final, o fato de estarmos respirando, vivendo e lendo esse texto, significa que o grande Autor pode reescrever o roteiro e trazer colorido aos nossos dias. Por isso o conselho de Chesterton a uma criança foi: “ Não creia em nada que não possa ser expresso em figuras coloridas”. Pois se não conseguimos ilustrar e contar a nossa história ela se torna irreal, pois ela deve ser explicada de maneira que outros possam “ver”, transformarmos as idéias em histórias. E  isso passa pelo principal que é aprendermos que viver a vida com Deus, é o processo de identificarmos a nossa história que precisa ser contada. Temos dificuldades de contar a nossa história pois não a vemos como Deus a vê. Ele olha para nossas histórias na sua perspectiva: Ele está no controle!
Precisamos aprender a contar a nossa história e nos lembrar de tudo o que Deus fez, e nessa perspectiva sempre contarmos a nossa história. . Percebendo Deus nos detalhes, na condução e direção, identificando o seu cuidado nas cenas que as vezes nem o notamos, crendo  que sempre há um Deus que cuida de nós e nos modifica. Essa é a mensagem que essa geração precisa, ver que existe um Deus presente na nossa história, um Deus que ama tudo isso e por isso criou o homem porque adora histórias.
A dádiva que precisamos oferecer as pessoas é a de partilhar as nossas histórias que envolvem o Deus da história, dar o nosso testemunho. Pois que grande presente é uma história, capaz de ensinar, corrigir os erros, promover mudanças, iluminar o coração e curar feridas.
A única coisa que posso te dizer nesse dia é: “ Conte a sua história”

Nenhum comentário:

Postar um comentário