Marcas de um cristão verdadeiro- Parte 1

Essa é a primeira parte do sermão pregado na Betesda no dia 24/07/2011. É claro que o objetivo dessa mensagem não foi definir as únicas marcas pois poderiamos listar dezenas e dezenas. Mas creio que essas são algumas importantes para nos levar a uma avaliação:

Vivemos dias em que ser cristão é algo que é alvo das mais variadas definições e caricaturas. Reduzimos tanto o evangelho de Jesus que não conseguimos mais definir o que é ser cristão. E assim vivemos dias onde o evangelho de Jesus, o ser discípulo pode facilmente ser “imitado”. Assim como um camaleão consegue se camuflar nos mais variados ambientes, também em nossas igrejas temos pessoas que lá estão, que se veste igual, anda igual, falam igual, mas de fato não são cristãos verdadeiros. É a velha história do famoso Shampoo da década de 80 o Denorex – que tinha cheiro de remédio, mas não era remédio, daí o bordão: “ Parece, mas não é”. Cristãos Denorex (parece mas não é).
O que faz as pessoas se acharem cristãs sem se perguntarem o que faz de alguém um cristão?
Muitas marcas poderiam ser listadas, talvez dezenas, mas listei algumas para essas reflexões:
Creio que existem algumas marcas daquele que se diz cristão, discípulo de Jesus, sem essas alguma coisa está errada. Chamo vocês a uma auto-avaliação:
1ª Marca :  É o novo nascimento ( João. 3.3 )
“ Digo-lhes a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, senão nascer de novo.” Só podemos ser cristãos verdadeiros, nascendo de novo. Pois o cristão verdadeiro  é nascido de novo .É o que Jesus diz: necessário é nascer de novo. Pois se não nascermos de novo não somos cristãos
“ Contudo aos que o receberam, aos que creram no seu nome, deu lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.”
( João 1.12) Isso significa que entendemos segundo a Bíblia algumas  coisas importantes:
- Somos pecadores e estamos afastados de Deus pelo nosso pecado e rebelião.
-Somente Jesus Cristo é o caminho para Deus. É através dele que somos salvos, quando entregamos nossa confiança a ele. E isso é uma obra de Deus.
É talvez seja essa a razão porque muitos não conseguem prevalecer em sua vida cristã. Concordam, sabem ,mas  de fato não entregaram a vida a Jesus como Senhor.
Ele é o Senhor, o Kyrios e por ser dono ele quer uma entrega. Entregar a ele toda nossa idolatria, as coisas que tem roubado a primazia de Jesus em nossa vida
2ª Marca:  O  prazer pelas coisas espirituais ( Salmo 63.1)
“ Ò Deus Tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca exausta e sem água.” Aqueles que são nascidos de novo entendem que os mandamentos de Deus não são penosos, não são pesados. O desejo do discípulo é se deleitar na palavra, na oração, na busca do crescimento. Mesmo sabendo que tudo  isso não é algo que tem haver com sentimento mas é pela fé. É pela fé que andamos e recebemos o prazer pelas coisas espirituais. E por isso aquele que é nascido de novo tem outros valores, algumas coisas não entram mais em discussão, pois a sua decisão foi tomada. Jesus é o Senhor, e as decisões da vida passam pelo seu crivo. Ele tem prazer pela  direção de Deus e  não troca coisas espirituais por coisa passageiras.
Mas muitos de nós não temos esse prazer ou porque  perdemos ou porque não nascemos de novo.
Apocalipse 2.4 4. diz: Contra você porém tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste....”
Você precisa fazer uma pergunta: Eu já tive esse prazer pelas coisas espirituais?
3ª Marca: Um comprometimento com a igreja ( Hebreus 10.25)
O verdadeiro cristão está em comunhão com outros irmãos. O crente não é crente em sua casa. Mesmo quando ele é ferido por “falsos irmãos” ele sabe que ainda sim existe “ a igreja”. Pois na verdade a bíblia não dá essa possibilidade de sermos cristãos sem igreja. Por mais que essa seja a moda hoje em dia: “ Ser cristão apesar da igreja; ser cristão fora da igreja”  Somos salvos para a comunidade para andarmos juntos como corpo de Cristo, para celebrarmos juntos aquilo que Jesus fez em nós. Somos de Cristo em meio ao povo dele no uns aos outros Com a igreja.
O vinculo com uma igreja no meu entendimento  é uma discussão quase desnecessária. O vinculo entre o crente e a igreja não é uma opção é um fato. Estar em Cristo é estar em Igreja e isso implica em compromisso com o Corpo de Cristo. Um ajuntamento local de crentes. Pois a Igreja é a família de Deus.
você tem que dar nome a sua igreja. Qual é a sua igreja?

A igreja nos faz ficar com a mente focada em Deus. Nos leva a lembrar sempre que o centro da nossa vida é Deus. De andar com pessoas e amar pessoas de maneira prática. O que de pratico você precisa fazer hoje? Frequentar uma célula? Abrir a sua casa para os relacionamentos? Começar uma aliança espiritual com um parceiro de jornada? Ligar para alguém que a muito tempo você não fala? Cuidar de pessoas?
4ª Marca:  Uma preocupação incessante com o estado espiritual de outros.
Quando entendemos que o Reino é o grande tesouro que encontramos. Nós falamos de Jesus o tempo todo a todas as pessoas. Por isso fale de Jesus o tempo todo, espalhe as boas novas. Pois há urgência o tempo está passando e as pessoas estão morrendo.  A cada minuto 147 pessoas deixam essa vida. Morrem 211.680 pessoas por dia no mundo. A morte é uma urgência. Como disse o Oswald Smith: “Se você não se importa quando falamos de missões há uma grande probabilidade que você não tenha nascido de novo.”Fale de Jesus com as palavras e com a vida. Usemos as palavras de  Francisco de Assis: “ Pregue o evangelho e se necessário use palavras”
Fale de Jesus para  as pessoas, mas fale sobre as pessoas para Jesus.


 
5ª Marca: Uma entrega incondicional para o serviço.
A igreja é a comunidade do serviço e por isso mesmo precisa ser uma comunidade de servos. “Quem não serve não presta”
Jesus  nos chamou para vivermos uma vida não egoísta e dedicação ao serviço aos outros. Em que somos conhecidos como pessoas cheias de amor. Servos andando com a toalha em nossos braços. E esse amor começa com uma preocupação com os de fora e os de dentro que resulta em ações praticas no reino. Servindo ao próximo hoje, dando o seu tempo, abraçando, ouvindo, curando e doando .
Uma declaração que tem sido a minha oração e que vale a pena fazermos é: “Eu quero fazer tudo o que for preciso e necessário para Deus mude o meu mundo, minha família, minha igreja e a minha cidade”
Se entregar ao serviço é
ser luz, e ser luz  fala da posição estratégica, é a cidade edificada sobre o monte e quem não pode se esconder. Não podemos nos esconder. Pois somos chamados para fazer diferença.   Somos chamados para causar impacto onde estamos. A igreja sinaliza o Reino e  chama os homens para a esfera do Reino. O domínio de Deus.  O cristão verdadeiro  mostra o Reino  para que outros vejam as boas obras.Como bem disse o Pr. Ed René Kivitz: “A igreja é responsável por manifestar aqui e agora, a maior densidade possível do Reino que será estabelecido ali e além.”

Temos como cristãos verdadeiros o  papel de preservar. De ser inconformado estrategicamente, de confrontar as obras más, de ser contraste , de  Preserva a pureza fazendo frente a cultura da morte ( aborto), denunciando a injustiça, o racismo, violência, os abusos de todo tipo. Fazendo frente na preservação do nosso planeta.  
E maior questão da inconformação, é dizer:  Eu vou servir a Deus. E isso não tem haver com o que você faz, mas sim com o como você faz. Precisamos de um batalhão de discipulos que construam o Reino e sinalizem inconformados em meio a um mundo que está em trevas.
Conclusão
Não há outra maneira de encerrar fazendo esse convite: você é um cristão verdadeiro? Se após essa marcas elas não fazem parte da sua vida é tempo de fazer uma avaliação profunda, voltar as primeiras obras ou entregar o controle da sua vida a Jesus.
Necessário vos é nascer de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário