A Síndrome do Homer Simpson

A questão da culpa é tão séria, que não sabemos como lidar como ela. Distorcemos a realidade, negamos a culpa e tentamos nos enganar e o que mais fazemos é transferir responsabilidades, agimos  desde o principio da criação como o Homer Simpson que disse: " Se a  culpa é minha e eu boto ela em quem eu quiser"
Temos a tendência de fazermos como o Homer , desviarmos o foco e acharmos  um culpado. Olhamos ao redor e culpamos instituições, circustancias,nossas familias e qualquer um que apareça como um potencial para aliviarmos a nossa consciência culpada.
O problema é que fazer isso não funciona, pois a culpa continua, pois ela não pode ser resolvida com a sindrome do Homer, que é culpar o primeiro que aparece. Pois a culpa mesmo que “transferida” aos outros continua sobre nós e   nos tira a liberdade, a confiança, a alegria e destrói os nossos relacionamentos. Vivemos como que sempre devendo algo a Deus, aos outros e a nossa consciência. Passamos pela vida com um senso de desvalor, carregando um peso esmagador que nos torna prisioneiros do passado e de situações que não podemos mudar.
A solução está em vencer essa síndrome fazendo o contrário do homer e começarmos a assumir a  responsabilidade. Não desviarmos e jogarmos para outros aquilo que passa por nós, e lembrar-mos daquilo que o Salmo 32 nos ensina:
“Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca
Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado”
Reconheça, encare os seus pecados de frente, assuma sua responsabilidade , mas acima de tudo não os carregue, confesse-os um a um a Deus  receba o perdão que é prometido a todo aquele que se aproxima diante D'Ele. Quando você fizer isso pode ter certeza, você terá uma vida muito melhor: uma vida livre, confiante e cheia de alegria. E acima de tudo sem os pesos que costumamos carregar na jornada da vida.
© 2012 Ricardo Capler

Nenhum comentário:

Postar um comentário