Como está a saúde dos seus relacionamentos?

Quantos relacionamentos saudáveis você tem? Como você se relaciona com as pessoas? De maneira gratuita ou cheio de condições e expectativas direcionadas ao outro?
O fato é que a qualidade dos relacionamentos tem muito a  haver com você. Ou seja, por mais que eles sejam uma via de mão dupla, relacionar-se é uma arte da proatividade ensinada por Jesus: “Aquilo que vós quereis que os homens vos façam, fazei vós também a eles.”
Você é responsável pela quantidade e qualidade dos relacionamentos que possui. E isso é algo intransferível. Relacionamentos são como contas bancárias, é necessário depositar mais para poder começar a sacar. Pois há muitos de nós  que queremos  sacar nos relacionamentos sem termos  feito depósitos e por isso nos  sentimos tristes, abandonados, pois  ao tentarmos sacar o saldo está zerado.
Jesus nos ensina essa dinâmica da saúde relacional através da sua própria vida,  pois a Bíblia diz que Ele “amou os seus até o fim”( João 13.1)  e esse amor o levou a lavar os pés dos discípulos , e entre eles havia um “filho do diabo” que iria “traí-lo”. E o interessante é que Ele já sabia disso,  e mesmo assim: amou.
Se responsabilize e não se vitimize. Pois muitas vezes não desenvolvemos relacionamentos por não sermos proativos e sermos sempre reativos. Esperamos e não construímos.  E essa postura nos leva a amargura e a uma auto-vitimação, começamos a nos sentir solitários na jornada da vida, mas isso tem haver com o que disse Alexander Pope: “ Tudo parece doente quando é doente o olhar, assim como o olho doente tudo turvo consegue enxergar.”
É o principio de Bob aplicado a nossa saúde relacional: “ Quando bob tem problemas com todo o mundo, geralmente ele é o problema!”
Como você está nessa área? A pergunta que devo fazer é: Será que sou como bob?
Relacionamentos são cheios de atritos que fazem parte da jornada da vida, onde pessoas imperfeitas estão aprendendo a arte de se relacionar. Não podemos fugir desses atritos e decepções sob o risco de perdermos as maiores bênçãos destinadas a nós. Por isso:
Simplifique, vá em direção ao outro, saia do casulo, não responsabilize outros por aquilo que é sua responsabilidade, levante-se, abra as portas altas, e deixe Deus conduzir você nessa grande aventura cheia de riscos, atritos, mas de muita alegria e compensação que é chamada : relacionamentos.
Você está  disposto a correr esse risco?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário