Para um ano novo, ore: "Deus vira-me do avesso!"

Quando há uma mudança de calendário, todos nós ficamos cercados de expectativas, almejamos a chegada de um ano novo, pois esperamos que a virada  de ano, traga com ela uma virada na vida, uma virada na mesa.
No seu poema Cortar o tempo Carlos Drummond de Andrade expressa essa realidade muito bem:


"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,a que se deu o nome de ano,foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente"


De fato, esse é o milagre do ano novo, mas infelizmente as coisas não funcionam assim automaticamente, é necessário mais do que entrar no novo ano de pé direito, cheio de expectativas e com novos planos. Pois se a minha  vida não for virada, não haverá virade de ano.
Se faz necessário uma revisão da vida. E isso é o que poucos fazem: avaliar a vida.
Entrar no quarto e pedir a Deus que nos sonde verdadeiramente. E isso não se faz em cinco minutos.
A virada de um ano é oportunidade preparada para um novo estilo de vida, que é uma vida que se faz em um processo de autoanálise para evitar o autoengano. Pegar um papel, uma caneta e a sua bíblia, entrar no seu quarto e pedir a Deus que fale quais são as áreas que precisam mudar, quais são os alvos que tem haver com a vontade DEle, rever que tipo de pessoas estamos nos tornando. Usar essa oportunidade para chorar, rever, refazer, repensar e se arrepender. Usar esse tempo para renovar os sonhos e derramar o coração e se abastecer para a jornada de 365 dias.
Por isso eu quero orar como o salmista: " Sonda-me ó Deus, conhece o meu coração, prova-me e conhece as minnhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno."
E essa oração tem tudo a haver com ano novo, porque um dos  significados da palavra sondar é “virar do avesso.” E não é isso que queremos em uma virada de ano novo. Sermos virados do avesso, mudados e transformados? Pois não é o ano que precisa ser novo, mas sim você! A oração para um ano novo tem que ser como a do Salmista: Senhor, vira-me do avesso!” Nada menos do que isso. Com essa revisão e oração aí sim podemos nos preparar para sermos pessoas novas em um ano novo.
© 2012 Ricardo Capler 

Nenhum comentário:

Postar um comentário