Hoje é Natal e eu tenho fome. Essa declaração me leva a uma reflexão sobre o significado do Natal, que fome é essa que em dia de festa é capaz de trazer o luto?
De fazer com que em meio a risos, a profunda tristeza fique estampada na face que ri.
Risos de tristeza e lágrimas de alegria que paradoxo grande podemos encontrar em meio a noite que se vem. A noite que chamamos de noite de Natal.
A noite que para muitos poderia ser uma noite de profunda alegria e solidariedade. Deixa de ser por algumas razões:
1- Porque para alguns o Natal é Natal somente no dia 25 e como não se consegue entender o que é o verdadeiro significado do natal. Ele não passa de uma noite fria, travestida de festas, sorrisos e tentativas desesperadas de viver a alegria
2- Para outros o natal somente ressalta a tristeza, a pobreza e a falta. Pois hoje é noite de Natal e eu tenho fome. Olhamos ao nosso redor e vemos que em um tempo que se celebra a fartura a escassez em muitas mesas.
A resposta é rever e recontar e trazer o colorido para o natal. Entendermos que Natal é contato e encontro. Contato com o outro através da solidariedade, da mão amiga, do abraço fraterno, e do partilhar da mesa. Natal se celebra na mesa, pois é sinal da aliança e do Deus que não se esquece de nós.
Natal é encontro pois podemos ver a Deus através da face do irmão. Por isso com diz Agustine Shutte: "Pessoas precisam de pessoas para serem pessoas."
Por isso entendo que natal é espiritualidade que só pode ser entendida e vivida através da pessoa de Jesus de Nazaré. Que nos faz ver o rosto do Pai, que se encarna e vive entre nós é o Deu s Emanuel que está tudo-junto- misturado entre os homens.
Natal é viver a alegria da presença de Jesus todos os dias, pois o Natal bíblico é aquele que é exerimentado no convite para que Jesus entre na casa, na sua vida, nas suas atitudes, nos seus relacionamentos e se assente em sua mesa.
Natal é um convite para entrarmos em uma festa na casa do Pai, o Pai Nosso, e por ser um Pai de muitos filhos e no plural ( nosso), isso tem haver com ter a mesa muitos irmãos e envolve o usar as mãos para servir a outros. Natal é a uma festa que mata a fome. Mas a fome que mata é a fome da alma, fome de sentido e significado.
Assim os dois grupos acima citados podem começar a perceber que Natal colorido só pode ser experimentado em Jesus Cristo. E isso não tem haver com religião, mas com espiritualidade.
Por isso tome a decisão hoje de fazer o natal de alguém mais colorido, deixando a sua história ser reescrita e pintada pelo Deus que é o grande autor. Tome a decisão de usar as suas mãos para mudar o mundo de alguém. Quando isso acontecer não ouviremos mais niguém dizer: Hoje é Natal e eu tenho fome.
O que desejo a todos é um Feliz Natal com Jesus!
Pastor, entendi bem o que você evidencia com essa postagem: a comunhão, o amor ao próximo...
ResponderExcluirMas, como posso eu amar o meu próximo induzindo-o a praticar uma festa pagã, de origem da igreja católica?
"O que desejo a todos é um Feliz Natal com Jesus!" - Jesus não tem parte com nada que provenha deste mundo.
A única coisa que ele tem aqui - que não pertence ao mundo - somos nós, caso nos convertamos.
Você, como pregador da Palavra, deveria falar a verdade sobre o Natal - que é uma festa de demônios onde muitos perdem suas vidas, destroem famílias, matam, roubam... - e ensinar as ovelhas a não se deixarem levar pelas tradições dos homens e pelos rudimentos do mundo (COLOSSENSES 2:8).
Você foi chamado para pastorear as ovelhas de Cristo. As ovelhas se espelham em você. E, se você é participante das festas mundanas, elas irão imitar você. E por suas fracas consciências, acabam pecando contra Cristo. E com isso, você prova que não ama nem elas e nem você mesmo.