Deixa a vida me levar?

Assistindo a reportagem do Fantástico nesse domingo  com o cantor Zeca Pagodinho, pude observar algumas coisas sobre a vida.
Há no ser humano a tendência de viver a" Teologia do Zeca Pagodinho",  que é a "teologia" de deixar a vida nos levar, e assim transferir nossas responsabilidades para com a própria vida e com o Deus da vida.
Mas se a vida nos levar, ela nos leva para onde? E se a pergunta é :deixa a vida me levar leva a vida eu? Preciso querer saber pelo menos para onde essa vida pode me levar.  
Nesse desespero existêncial, vivemos no dia a dia uma roleta russa espiritual, que é deixar para o acaso a destino das nossas vidas. E nos esquecemos que "destino" e "achar uma razão para a vida" tem haver com o propósito de Deus. Propósito esse que passa pelas nossas escolhas, podemos escolher esse propósito de Deus que ele separou para nós, ou podemos simplesmente pelas escolhas erradas deixar a vida nos levar.  
E a vida nos leva para um sub-vida onde apenas sobrevivemos, sempre esperando "essa vida nos levar" a um lugar que nem sabemos onde. Essa é a "teologia" onde se vive uma vida alucinada e inconsequente onde ao mesmo tempo "toma-se cerveja e reza o tempo todo", onde pode-se  ter "fé em Deus", mas ainda assim achar o inferno um lugar legal.
Viver um tipo de vida confusa, sem paz, onde a aleatoriedade é o nosso guia, onde nada faz sentido, onde não há um propósito maior para a existencia, vida sem propósitos é fruto da escolha de deixar a "vida nos levar" sem assumirmos responsabilidade pela nossa história e sem convidarmos a Deus para conduzi-la. É como disse o C.S.Lewis: " Há dois tipos de pessoas : as que dizem a Deus "seja feita a tua vontade" e aqueles a quem Deus diz: tudo bem faça do seu jeito". Em outras palavras: Tudo bem, vou deixar a vida te levar!
Deixar a minha vida me levar? De maneira nenhuma, prefiro segurar a mão de Deus e ir!

Um comentário:

  1. A pergunta foi respondida. eu prefiro deçer. emtao~cantemos, deixa a vida me deçer vida deçe euuuuuuu

    ResponderExcluir