5 votos para obter poder espiritual

Esses pensamentos estão expressos em um dos livros mais profundos que li. Na verdade um livreto, de A.W.Tozer que me chegou as mãos em 2006. Li, meditei, ensinei a igreja e tenho tentando viver esses votos.

Votos que mudam nossa vida:
Em nossa tradição histórica temos muito medo de fazer votos, por medo de não cumpri-los e também  de os associarmos ao legalismo.
Mas na Bíblia encontramos  grande homens de Deus que foram dirigidos por votos, alianças e compromissos. " Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus. Render-te-ei ações de graças." Salmo 56.12 
Se queremos avançar precisamos fazer alguns votos:

1º Voto: Trate seriamente o pecado
Pois o pecado se apega a nós facilmente de maneira que começamos a racionalizar e a tratá-lo de maneiras brandas. Começamos a ter pequenos pecados escondidos que impedem uma comunhão mais plena com Deus. E precisamos lembrar que pecado é poluição que nos afasta de Deus. Nossos pecados devem ser nomeados. TODO PECADO CONHECIDO DEVE SER NOMEADO, CONFESSADO E DEIXADO
2º Voto: Não seja dono de coisa alguma 
Nascemos com o desejo de possuir e nesse processo chamamos tudo de nosso, de tal maneira que não conseguimos repartir e desfrutar. Perdemos a noção  de que tudo que está nas nossas mãos é dádiva do nosso Pai e nos é concedido para administrarmos.
Não ser dono de coisa alguma significa entregarmos tudo a Deus. Deixar tudo a disposição do verdadeiro dono e doador de toda dádiva. Se Deus lhe pedir algo precioso hoje você está disposto a entregar?
Uma grande libertação é viver sem possuir, sermos livres desse senso de posse, pois quando somos livres, podemos desfrutar. 
3º Voto: Nunca se defenda 
A defesa é um dos maiores instintos humanos. E Deus nos dará essa escolha: nos defender ou dar a Ele a chance de ser a nossa defesa e nos honrar. 
Viver livre é viver como Jesus que  " Quando insultado, não revidava;quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se aquele que julga com justiça." 1 Pedro 2.23  
Como é diferente a postura da igreja e dos cristãos hoje. Mas a chave para experimentar mais de Deus é saber que vivemos para agradá-lo e que nossa reputação está somente nas suas mãos, pois reputação é o que outros pensam de nós e não temos controle nenhum sobre isso. 
4º Voto: Jamais passe adiante algo que prejudique outra pessoa.
O fofoqueiro não tem lugar no favor de Deus. E hoje estamos viciados em saber coisas dos outros e passá-las adiante. As redes sociais tem sido usadas livremente pelo "acusador dos irmãos" 
Maledicência e fofoca são vícios, quando você se acostuma fazer, isto vai dominá-lo. Faça hoje um voto de mudar!
Se você sabe de algo que vai ferir a reputação de uma pessoa, fale para Deus, fale para ela e enterre todo restante
Para nos assentar a mesa do nosso Pai, Ele espera poder nos ensinar como se portar a mesa. E ele não permitirá comer enqaunto não obedecer a étiqueta da sua mesa que é: "Não contar histórias sobre os irmãos que estão asssentados conosco na mesa, não importando onde congregam, a nacionalidade ou acontecimentos passados." 
5º Voto:  Nunca aceite qualquer glória 
Deus é zeloso e Ele não dará sua glória a ninguém!
Diga sempre: Recebe Senhor
Muitos de nós, queremos servir ao Senhor, mas sem percebermos também queremos que os outros saibam que estamos servindo ao Senhor. E podemos ser contaminados nos exercicios mais simples de espiritualidade. Até mesmo ao escrever um artigo como esse para ser lido por outros corro profundamente esse risco. 
O segredo é determinarmos que não iremos receber qualquer glória, mas Deus receberá toda. 
Ao nos comprometermos a cumprir esses votos com a ajuda de Deus e, muitas coisas mudarão em nossa vidas. A graça e o poder de Deus é derramado na vida daqueles que se comprometem a fazer isso. A Ele toda Glória!

Um comentário:

  1. Amem...ao ler essas dicar, percebo o quanto falha sou...e o quanto preciso da misericordia de Deus, mas confio....e tenho o desejo que é de Deus!Que Deus continue a abençoa lo.

    ResponderExcluir