Como é bom ser criança

Hoje pela manhã ao brincar com a minha filha Suzana e observá-la senti saudades da minha infância e aprendi algumas lições importantes sobre o Reino de Deus.
È impressionante que uma das grandes declarações de Jesus sobre o Reino de Deus é que todo aquele que o recebe tem que o receber como uma criança nas suas intenções, motivações e pureza na maneira de enxergar a vida. E essa declaração me trouxe uma nostalgia, uma saudade da minha infância e como no futuro a infância ganha ares de saudade, e lembranças que nos fazem pensar como era gostoso aquele tempo.A infância é marcada por sensações de descoberta do novo, e tudo é novidade, pois ali estamos descobrindo a vida, sem preocupações e malícias.
E tudo que é novo nos é marcante, o primeiro beijo, a primeira namorada, a primeira bola, o primeiro gol, os primeiros grandes amigos, a primeira turma ,as primeiras perdas, as primeiras saudades.
E olhando assim para trás eu tenho saudades do meu mundo de criança marcado por bola, pipa e algodão doce. Rolar na terra, subir em árvore, pular a cerca ,tomar banho de chuva, nadar no riacho, jogar pedra no telhado do vizinho e se esconder, ter como ponto alto nas férias a ida no zoológico e me divertir no circo. Tenho saudades do tempo em que as minhas tardes eram marcados por matinês, filme dos trabalhões, e jogar bola  no final da tarde dentro do quintal.
Tenho saudades da minha espectativa pela chegada do Natal, da família reunida, dos presentes deixados na árvore, das perguntas infantis feitas a mamãe: “ Mãe será que neste Natal irá nevar ?”
Quem me dera pudesse voltar a expectativa do novo, a simplicidade das coisas, a descomplicação da vida, a oração sincera, ao sentimento espontâneo e ao relacionamento sem máscaras. Por que o meu mundo de adulto é tão complicado?
 Talvez seja por isso que Jesus disse para entrarmos no Reino como crianças, não perdendo a responsabilidade, mas vivendo a vida com intensidade e paixão, com o senso da novidade, e com a despreocupação de uma criança que descansa nos braços do Pai.
A doença do mundo dos adultos é ansiedade e a pressa. A cura para isso é sermos como crianças, responsáveis  mas completamente dependentes
Quero recuperar o senso de expectativa para com o novo, crer que o meu dia pode me revelar expectativas e novidades. È hora de aprendermos com as crianças porque delas é o Reino dos Céus.
E hoje mais do que nunca eu olho para trás com saudades e ao olhar para minha filha  digo : “ Como é bom ser criança.”
© 2011 Ricardo Capler

Nenhum comentário:

Postar um comentário