Não faça tempestades em copo d'água!

Conflitos fazem parte das relações humanas, eles são a regra e não a excessão. E aprender a lidar com os conflitos é a chave para relacionamentos saudáveis.
O probleminha é    que temos a tendência de aumentar os conflitos e fazer dos problemas que enfrentamos  maiores do que eles realmente são.  Somos mestres na arte da conspiração e achamos que os olhos daqueles  que temos conflitos são olhos de  condenação.  Quando enfrentamos um conflito uma das primeiras reações que temos é o de encontrarmos intenções e motivações naquilo que os outros fazem contra nós. A loucura desse exercício é que somente Deus tem acesso aos corações e corremos o risco de errar: tendo certezas de que alguém agiu de determinada maneira deliberadamente, de que conhecemos as pessoas, sendo que a verdade vai em outra direção. Corremos o risco de viver sempre com desconfianças de tudo e de todos. E precisamos lidar com os conflitos de maneira madura.
O que precisamos entender é que na maioria das vezes julgamos as pessoas pelas suas ações, mas nos julgamos pelas nossas intenções ou seja somos brandos quando se trata de nós, e rude quando o assunto é o outro.
Por isso o conselho para um 2012 feliz é: Não faça tempestades em copo d’água! Não leve a vida tão a sério. Descomplique-se e simplifique as equações. Não de aos problemas uma dimensão e um tamanho maior do que eles realmente tem.  
A dificuldade da nossa natureza é que maximizamos  o que precisa ser minimizado e minimizamos as coisas que não podem ser minimizadas. Relativizamos o pecado e áreas claras que a bíblia nos recomenda não negociar e vamos trocando alho por  bugalho.
O conselho de John Maxwell  no seu livro “Vencendo com as pessoas” é chave: “Não mate um mosquito com um martelo na cabeça do seu irmão”  ou seja não faça tempestades em copo d’água.
Ao resolver um conflito é claro não jogue pra debaixo do tapete, mas vá sempre com uma perspectiva e atitude  positiva, pense o melhor. Deixe de viver as teorias de conspiração que dizem : “ Ninguém gosta mim! Todos são invejosos! Eu não posso confiar em ninguém! Todos falam mal de todos.” Como Jesus nos ordenou esteja disposto a caminhar uma segunda milha.  Decida sempre perdoar!
E lembre-se: Tempestades se formam  com grandes nuvens  carregadas de água e não com apenas um pequeno copo!
© 2012 Ricardo Capler

Nenhum comentário:

Postar um comentário