Festa das Águas ( A chuva, as chuvas e a soberania de Deus)

Nesse dia 15 de Novembro de 2011  pude aprender e perceber uma série de lições sobre a grandeza, fidelidade e soberania do nosso Deus.
Estava tudo preparado para o evento mais importante da nossa igreja a nossa Festa onde sempre realizamos os nossos batismos que é sinal da saúde e do crescimento da igreja. Como das outras vezes supervionamos todos os detalhes: Inscrições, decoração, som, mobilização dos voluntários entre tantos outros pontos importantes para realizarmos a nossa festa com excelência. Só não contavamos com algo: A chuva e a sua imprevisibilidade.
Oramos, oramos, pedimos a misericórdia de Deus, e contamos com a graça dele como nas outras 15 vezes ( em 15 eventos de comunhão que já realizamos com esse,jamais havia chovido no dia do evento).
Mas amanheceu chovendo e no inicio do evento chovia ainda mais, e o dilema ficou como fazer cancelar, esperar, ou batizar em meio a chuva.
E foi o que fizemos realizamos a nossa Festa e as celebrações dos nossos batismos em meio a uma forte chuva. Foi exatamente o contrário do que planejamos, mas por isso mesmo experimentamos uma situação nova, inusitada e carregada da presença de Deus.
E as lições foram imensas para a nossa igreja: " Deus deseja que trabalhemos para a excelência, pois Deus é honrado por ela, mas ela jamais pode ser um fim em si mesma. Aprendi que Deus está no controle de todas as coisas e que muitas vezes desmonta todo o nosso planejamento para estarmos focados somente NEle e no principal." A sua soberania é algo que nos leva a um temor e a uma dependencia maior naquilo que Ele quer fazer. Ela é absoluta, irresistível e infinita. Quando dizemos que Deus é soberano, asseveramos o seu direito de governar o universo e todos os detalhes que "achamos" que estão em nossas mãos, para a sua glória e do jeito que lhe aprouver.
No todo e  em meio a tantas chuvas, podemos experimentar as chuvas de bençãos do Senhor sobre nós em meio a profunda alegria que invadiu a vida das pessoas. O dia que parecia ser o mais "nebuloso e chuvoso", foi aquele onde vimos as pessoas mais alegres e rejubilantes por aquilo que Deus está fazendo no nosso meio.
Durante o dia ao observar centenas de pessoas e famílias dentro do salão em comunhão, fui levado as lágrimas por me lembrar do inicio da nossa história com poucas pessoas. Vi ali que Deus é soberano no exercicio da sua misericórdia e da sua graça.
Pude perceber a graça de Deus e a sua misericórdia , pois ele  faz a obra apesar de nós. Elas não são o direito que nos fazemos juz, mas sim o favor imerecido de Deus.
 Deus está trabalhando, renovando os sonhos e as esperanças de um povo, com Ele não há impossíveis. Fiquei extasiado e cheio de gratidãoao ver o que Deus está fazendo em nosso meio e como algumas pessoas podem se multiplicar em centenas e como cremos que essas centenas daqui  há alguns anos podem se multplicar em milhares para a glória de Deus.
No final o saldo que ficou : Ele está trabalhando e se agrada do seu povo, mesmo quando as coisas saem exatamente ao contrário do que planejamos, descobrimos no final que o contrário das nossas vontades é exatamente  o " melhor que podemos receber".
Em meio a chuva, recebemos as " chuvas" da sua graça e misericórida que vem da sua soberania.
" Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo- Poderoso"
© 2011 Ricardo Capler

2 comentários:

  1. Maravilhoso texto, pastor.
    Como é bom reconhecermos como nosso Deus, com tanto amor e direção, usa tudo ao nosso redor para que possamos focar somente nEle.
    Ele é nossa fonte, nossa diração. Tudo vem dEle, e tudo é para Ele.

    ResponderExcluir
  2. Foi um dia maravilhoso onde pude sentir a emoção de poder fazer parte de tudo isso.
    Deus quebranta os corações mais duros, como o meu, que não me emocionava há anos.
    Ontem pude renascer, em sentimentos, em alegria, em emoção.
    Sentir o amor de Cristo, da minha família de sangue e da minha família em Cristo.
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir