Eu não acho que; eu não penso que; eu me comunico! ( Saúde nos relacionamentos)

Deus criou o homem pois ele quer relacionar-se com ele. A idéia do Jardim no Gênesis é uma idéia de plenitude relacional que tem a sua gênese na trindade, que é uma eterna comunidade: O Pai, O Filho e o Espirito Santo se relacionando em perfeita unidade e amor.
Deus nos criou para os relacionamentos, de fato o homem existe para estar em comunidade, como bem disse Augustine Shutte: “Pessoas precisam de pessoas para serem pessoas”. Ou como de maneira clássica afirmou Jonh Donne “Nenhum homem é uma ilha isolada”. Ninguém pode em sã consciência encarnar o náufrago pois corre o risco de ficar louco e começar  ter  amizade com uma bola de Vôlei.
O próprio Deus criou o homem e disse: Não é bom que ele esteja só.  
Mas viver em comunidade é um desafio. Desafio pois somos todos (a)normais, achamos que o esquisito é sempre o outro. O outro é que é difícil e por isso não fluímos em comunidade. Temos dificuldades com a diversidade, com os temperamentos, e com os defeitos. Mas na maioria das vezes focamos no outro. Somos brandos com os nossos defeitos e rígidos demais com o defeito do outro.
O que não  podemos esquecer que o pecado afeta os relacionamentos, eles estão manchados pelo pecado e por isso mesmo eles não são perfeitos. É só olhar ao seu redor e para os seus relacionamentos que atestaremos essa verdade bíblica
Uma das grandes dificuldade que enfrento como pastor tem haver com duas palavra: comunicação e clareza.
Nos distanciamos de pessoas por muros invisíveis, e por conflitos mal resolvidos.
Nos afastamos de pessoas por causa de situações e desentendimentos que na maioria das vezes são frutos das nossas expectativas erradas. Temos altas expectativas que as pessoas não devem e nem tem a obrigação de nos dar e suprir.
Philip Yancey conta uma história no seu livro: Maravilhosa Graça
 Frank Reed, um cidadão americano que ficou preso como refém no Líbano, conta que ficou sem conversar com um dos seus companheiros reféns diversos meses, por causa de uma pequena discussão. , o detalhe é que a maio parte do tempo os dois estavam acorrentados juntos. Decidiram se fechar em uma bolha invisível.
Há muitos com relacionamentos cortados por coisas mal resolvidas, olhares que não se cruzam mais

Vivemos dias em que corremos o risco de nos tornarmos pessoas hipersensíveis, melindrosas e suscetíveis, de maneira que qualquer coisa nos ferem nos machucam , levando-nos a nos sentirmos depreciados, mal-amados e deixado de lado. Pessoas que são difíceis de serem agradadas e que são machucadas por muito pouco.
Tenho aplicado na minha vida e nos meus relacionamentos um axioma: “ Eu não acho que; eu não penso que; eu me comunico.
Pois na maioria das vezes os conflitos vem por dizermos coisas tais como: “ Tal pessoa se distanciou de mim eu acho que.foi por essa ou aquela situação, ou por isso e por aquilo...!
Eu penso que.essa pessoa está pensando isso e agindo assim...tenho certeza que essa situação é real, ele mudou comigo. Conheço a pessoa humana"
E assim vamos erguendo alguns muros invisíveis de frieza e distanciamento por causa do que achamos e pensamos. Quando na maioria das vezes a chave seria nos comunicarmos, e procurarmos as pessoas e resolvermos as questões pendentes , e as dúvidas
Ao invés de persistirmos em nossos achismos e pensamentos ,esclarecermos:Eu não acho, eu não penso, eu me comunico.
Eu não fico achando que o irmão fulano de tal tem algo contra mim, eu não penso que ele deve estar assim por isso ou por aquilo.
Ao invés disso sempre vou e pergunto:” Meu irmão tenho pensado isso e aquilo essa situação procede?”
Quando agimos assim algumas coisas acontecem:                                 
Na maioria das vezes vemos que tudo não passa de mal-entendidos, achismos, e situações espirituais plantadas pelo inimigo, muros erguidos entre pessoas por situações que nem existem, e no fundo nem sabemos o porque nos distanciamos ou porque as pessoas se distanciaram de nós. E mesmo quando se confirmam aquilo que pensamos e achamos temos a oportunidade de resolvermos situações e relacionamentos que de outras maneiras terminariam pelo nosso orgulho, imaturidade e covardia.
Tome uma decisão e seja alguém bem resolvido! Essa é a chave para a saúde nos relacionamentos.
Saia do casulo das suas emoções, saia do casulo das suas certezas e pensamentos. Pois relacionamentos não se fazem com equações exatas. Decida : “ Eu não acho que, eu não penso que; eu me comunico”
Posso garantir: viver assim nos deixa, leves,  livres e mais plenos.

2 comentários:

  1. Me desculpe por invadir seu blog;fazendo algumas pesquizas no pc cheguei ao seu blog e gostei muito do que vi,o Sr fala da Alma e com a Alma;e por este motivo é que resolvi lhe falar.quem sabe podes me ajudar depois de tantas buscas, inclusive a de orar.Bem! tenho 33 anos sou casada a mais de 10 anos,tenho 2 filhos menores,de alguns anos pra cá tendo tido dificuldades de ter relação sexual com o meu marido que por sinal é um pouco compusivo, não sei se posso defini-lo assim ou a falta faz com ele fique.o problema é que virou brigas constantes, eu sofro, por que o amo e compreendo,mas já tomei remédio,e já orei muito, sei que tbm depende de mim, mas acredite pastor eu queria de fato mudar, mas estou sofrendo muito, mas não consigo mudar e o meu marido não facilita,quase todos os dias é a mesma coisa ele me procura eu digo não e lá vai começar mais uma briga,ofensas,m magoas,ele diz que vai embora e etc... como vou sentir vontade ou mudar se ele não dá uma brecha...
    Bem já creio que o SR pode me compreender,mas na realidade o que quero saber também é sobre mateus 19 onde fala dos eunucos, é possivel uma mulher se eunuco, sei que segundo a biblia não posso me divorciar isso não agrada a deus, e não quero ir contra seus mandamentos,mas acabo indo,poi sei, que se negar também é pecado.
    Espero que tenha compreendido minha situção,pois sei que minhas palavras estao um pouco confusas,pois estou temerosa, e nervosa, hoje não estou realmente em um bom dia, estou com vontade de jogar tudo para o alto,mas penso nos meus filhos, na realidade se não fosse por eles gostaria muito que deus me levasse.
    Socorro Pastor, sei que meu casamento já não tem solução, mas quero fazer tudo dentro da lei de deus. abraços toda felicidade do mundo ao SR e sua Familia abençoada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha irmã, sei que lá se vão alguns meses, mas caso vc pegue essa mensagem me envie um e-mail: ricardocapler@batistabetesda.org.br
      Deus te abençoe!

      Excluir